Palestrantes


CURRÍCULO DOS PALESTRANTES
 


1.      Ricardo Voltolini (SP)

Jornalista e um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, tendo atendido algumas das mais importantes organizações brasileiras como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Camargo Correia, Claro, Fibria, Itautec, Natura, Odebrecht, SENAC-SP, SEBRAE-SP, SECS-SP, Ultragaz e Unimed, entre outras. É consultor do programa Ação, da Rede Globo. Dirige e preside a Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade. É também publisher da revista Ideia Sustentável, autor do livro "Conversas Com Líderes Sustentáveis" (Senac-SP/2011), idealizador da Plataforma Liderança Sustentável e professor de sustentabilidade nos MBAS da Fundação Dom Cabral, FIA, Poli-USP e ABERJE. Nos últimos cinco anos, realizou mais de 650 seminários, workshops e cursos em todo o país.

2.      Dr. Fernando Alcoforado (RJ)

Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona (2003), Graduado em Engenharia Elétrica pela UFBA - (1966) e Especialista em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ - (1971). Exerceu os cargos de Secretário do Planejamento de Salvador (1986/1987), Vice-Presidente da ABEMURB – Associação Brasileira das Entidades Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (1986), Subsecretário de Energia do Estado da Bahia (1988/1991), Diretor de Relações Internacionais da ABEGÁS - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Gás Canalizado (1990/1991), Coordenador do Programa Nacional do Dendê- PRONADEN (1991), e Diretor da Faculdade de Administração das Faculdades Integradas Olga Mettig de Salvador, Bahia (2003/2005). Atualmente, atua como professor de cursos de pós-graduação em Administração, Economia e Engenharia e como consultor de organismos públicos e privados nacionais e internacionais nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos. Autor de vários livros. Publicações


3.      Prof. Dr. Leonardo Boff (RJ)

É doutor em filosofia e teologia pela Universidade de Munique. Foi um dos formuladores da Teologia da Libertação. Durante muitos anos foi professor de teologia em Petrópolis e posteriormente Professor de ética, filosofia da religião e ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi professor visitante em Lisboa, Salmanca, Harvard, Basel, Heidelberg. Doutor honoris causa em politica pela Univerisdade de Turin e em teologia pela Universidade de Lund na Suécia. Portador de vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos a partir dos empobrecidos e da formação de uma consciência ecológica incluindo a ética e a espiritualidade, entre eles, o Prêmio Nobel alternativo da Paz de 2001 em Estocolmo. É autor de mais de 70 livros, a maioria traduzido nas várias línguas modernas. Atualmente além de palestras e pesquisas escreve semanalmente para vários jornais do país (coo o Jornal do Brasil) e faz parte da comissão internacional da Carta da Terra.


4.      Prof. Ms Danilo Gandin (RS)

Especialista em Planejamento, Mestre em Planejamento, Filosofia e Letras pela UFRGS.
Escritor e autor de Obras como "A Prática do Planejamento Participativo" Editora Vozes na 17ª edição em 2010 Best Seller na área de Educação.

 
5.      Prof. Júlio César Furtado

Pedagogo, Psicólogo, Professor de Geografia. Mestre em Educação pela UFRJ. Diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, Cuba. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba. Reitor da UNIABEU-RJ. Autor de vários livros


6.      Prof. Roberto Sidnei Macedo (BA)

Graduado em Psicologia Clínica e Educacional, Mestrado em Educação (UFBA), Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Paris VIII (1995), Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg-Suiça (2007). Professor adjunto IV da UFBA, pesquisador em currículo; formação docente; formação; infância e educação; epistemologia da educação, etnopesquisa crítica e etnopesquisa-formação.


7.      Prof. Dr. Feliciano de Mira (Portugal)

Doutor em «Socio-économie du développement » pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. É doutor em Sociologia Económica e das Organizações, Mestre em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Pós-graduado em Sociologia Económica pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Pós-doutoramento em Estudos Culturais Comparados no Centro de Estudos Culturais da Universidade de Coimbra. As suas investigações académicas têm analisado o papel das elites e os sistemas de poder da globalização  em África. Suas investigações começaram por abordar a socioeconomia do desenvolvimento a partir das pequenas e médias empresas da Europa do Sul, depois passaram para a perspectiva das elites e dos sistemas de poder da globalização com particular incidência para os casos de África e América-Latina. Seguiram para as questões epistemológicas associadas às mesmas problemáticas, para problematizar a incidência das diferenças culturais na geopolítica dos processos de desenvolvimento.


8.      Fernando Marinho Mezzadri (PR)

Graduado em Licenciatura Plena Em Educação Física (1987), Mestre em Educação pela  UFPR (1992), Doutor em Educação Física pela – UNICAMP  (2000). Professor da Universidade Federal do Paraná, Vice Diretor do Setor de Ciências Biológicas da UFPR. Pesquisador na área de Políticas Públicas para o Esporte e Lazer, Coordenador dos Projetos em parceria com o Ministério do Esporte: 1-Inteligência Esportiva. 2- O Esporte Brasileiro Frente ao Projeto Rio 2016: expectativas e realidades (2012 2018). 3-Observatório das políticas públicas para esporte e lazer no Estado do Paraná. Autor de vários capítulos de livros, livros e artigos científicos. Diretor administrativo da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE),, Membro da International Sociology of Sport Association North American Society for the Sociology of Sport.


9.      Prof. Dr. Welington Luzia Teixeira (MG)

Advogado Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1987. Possui Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Empresarial, Mestrado em Direito Processual e é Doutorando em Processo, todos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Direito Processual Civil na graduação e pós. É diretor do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e palestrante da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG, autor de livros e artigos na área processual.


10.  Prof. Maria Augusta Abdon

Orientadora Educacional, Vice Diretora Geral das Faculdades Integradas Olga Mettig e membro da Academia Baiana de Educação. Licenciada em Filosofia pela Faculdade Católica - Salvador (BA); Pós Graduada em Orientação Educacional pela Universidade Federal da Bahia; Especialização em Orientação Educacional pela Universidade de San Diego - California - E.U.A; Especialização em Crescimento Pessoal - Universidade Laval - Quebec, Canadá; Concepção Operativa de Desenvolvimento Vocacional.


11.  Prof. Dr. Genebaldo Freire (DF)

Sergipano, 64 anos. Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília - UnB. Durante 27 anos foi Professor, Pesquisador e Diretor de Cursos de Pós-Graduação (Mestrado) em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília. No Governo Federal foi Diretor do Parque Nacional de Brasília e Coordenador do Departamento de Educação Ambiental do IBAMA. Nos seus 40 anos de ativismo ambiental publicou 21 livros e é o autor brasileiro mais citado em Educação Ambiental. Em 2012 mais de 18 mil pessoas assistiram as suas palestras, conferências e oficinas em empresas, universidades e comunidades, em todo o Brasil.


12.  Prof. Dr. Alex Vianey Callado França

Mestre em Gastroenterologia (USP), Doutor em Gatroenterologia (USP/ Universidade de Barcelona – Espanha), Livre docente em Gastroenterologia (USP), Professor Adjunto e livre Docente UFS – Coordenador do Serviço de Hepatologia, Coordenador de Ensino do Programa de Residência Médica do Hospital de Cirurgia – Aracaju (SE).


13.  Profa Dra Ariane Kuhnen

Psicóloga, Mestre em Sociologia Política, Doutora em Ciências Humanas, Professora do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, onde também coordena o Laboratório de Psicologia Ambiental. Participa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP - GT Psicologia Ambiental). Atua em duas linhas de pesquisa: psicologia do desenvolvimento e psicologia ambiental, onde investiga como as características psicológicas interagem com as características do ambiente e que implicação essa inter-relação tem nas representações e no comportamento humano.


14.  Prof. Gabriel Perissé

Pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Letras (Português e Literaturas Brasileira e Portuguesa) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1985.
Desde 1983, ministra palestras e minicursos em escolas, universidades, empresas, editoras, sindicatos e associações culturais, percorrendo mais de 900 cidades brasileiras. Desde 1996, publicou mais de 20 livros relacionados a temas como leitura e criatividade, ética, formação docente e didática. Desde 1989, publicou mais de 1.000 artigos e ensaios em revistas (acadêmicas e de divulgação científica), em jornais, blogs e sites, e traduziu mais de 10 livros para diferentes editoras, do inglês, do francês e do espanhol. Entre 1998 e 2011, atuou como professor universitário e coordenador pedagógico (graduação e pós-graduação) em São Paulo (SP).


15.  Prof. Dr. Saumíneo Nascimento

Doutor em Geografia, UFS, Mestre em Geografia, Pós-Graduado em Comércio Exterior, Pós-Graduado em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas, Pós-Graduado em Administração Rural, Pós-Graduado em Economia Empresarial pela Universidade Bacharelado em Economia, Secretario de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SE).


16.  Bernard Charlot (França)

Nasceu em Paris, em 1944. Formou-se em Filosofia em 1968 e, um ano depois, foi lecionar Ciências da Educação na Universidade de Túnis, na Tunísia. De volta à França, em 1973, trabalhou por 14 anos na Ecole Normale, um instituto de formação de docentes. No período de 1987 a 2003, atuou como professor catedrático da Universidade de Paris 8. Hoje, é Professor Visitante Nacional Sênior da CAPES na Universidade Federal de Sergipe. Escreveu ou organizou 22 livros e numerosos artigos, publicados ou traduzidos em 17 paises.


17.  Carlos Cardoso (SE)

Sócio executivo do grupo FuturaInvest tendo atuado como consultor de investimentos e produzindo análises para o setor de research do grupo. Trabalhou por três anos na Superintendência de Estudos e Pesquisas do Governo de Sergipe como analista técnico produzindo boletins de conjuntura econômica e análises setoriais. Possui Certificação Profissional da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA) série 20.


18.  Dr. João Paulo Santos Schoucair (BA)

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2002). Atualmente é promotor de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia. Membro do Grupo Nacional de Membros do Ministério Público - GNMP. Associado ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCrim.


19.  Dep. Tom Araújo

Deputado Estadual e ex-prefeito de Conceição do Coite (BA).


20.  Dr. Genival Nunes

Biólogo desde 1981 e psicólogo desde 2002. Graduado pela Universidade Federal de Sergipe em ambas as áreas, é professor de Biologia do Colégio Arquidiocesano de Aracaju desde 1982, e atua também no Instituto Sócio Ambiental Acauã. Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Sergipe.


21.  Profa. Drª Cláudia Moura de Melo

Bacharel em Biologia pela Universidade de Viçosa, Mestre e Doutora em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Pesquisadora da FAPITEC (Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe). Pesquisadora do ITP (Instituto de Tecnologia e Pesquisa). Coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular do ITP. Pesquisadora credenciada como orientadora no programa de pós-graduação em Biologia Animal (parasitologia) da UNICAMP. Atua nos temas: esquitossomose, parasitologia molecular, tripanossomatídeos, parasitoses de animais de criação silvestre, malacologia.


22.  Prof. José Renaldo Prata

Cirurgião-Dentista, Mestre em Saúde e Ambiente. Atualmente, docente da Faculdade AGES.


23.  Prof. Astor Castro (BA)

Presidente da Academia Baiana de Educação. Entre 2008 e 2010 foi Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) da Bahia.


24.  Profa. Nadja Maciel (BA)

Doutoranda em Ciências da Educação (UTAD – Portugal), Mestre em Mídia e Conhecimento (UFSC), professora da UEFS.


25.  Prof. Vasco Moretto (DF)

Doutorando e mestre em Didática (Canadá), Licenciado em Física (UNB), especialista em Avaliação Institucional (UNB), consultor educacional, conferencista, autor de vários livros.


26.  Profa Nacelice Barbosa Freitas (BA)

Doutoranda em Geografia (UFS), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFBA), professora da UEFS.


27.  Profa Iari Dantas (BA)

Especialista em Supervisão Escolar, Licenciatura em Pedagogia (UEFS), coordenadora pedagógica do Colégio Asas (FSA).


28.  Wanessa Maciel de Oliveira (BA)

Especialista em Gestão de Pessoas (FTC), Bacharel em Administração, professora do Colégio Asas (FSA).


29.  Osvaldo Martins Júnior (BA)

Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia, Licenciatura em Geografia (UEFS), Analista em Geografia (UEFS).


30.  Prof. Hamilton Werneck (RJ)

Doutorando, pós-graduado em educação, pedagogo e professor do ensino superior reconhecido pelo CFE. Autor de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com 9 DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 1.950 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades.


31.  Bel. José Ronaldo (BA)

Bel em Administração pela UEFS, Prefeito de Feira de Santana por 03 mandatos.


32.  Dr. José Souza Pires

Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), inscrito na OAB/BA sob o n° 9.755, Sócio Fundador do Escritório de Advocacia J. Pires e Advogados Associados, especializado em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Público Municipal, atuando nesta área específica do Direito há mais de 20 anos, co-autor do livro Notas de Direito Eleitoral - Eleições Municipais 2008; Apresentou e presidiu Palestras sobre temas ligados ao Direito Público Municipal e Responsabilidade Fiscal e Direito Eleitoral em conjunto com a UPB, TCM, TRE e Prefeituras; Advogado contratado do Banco do Brasil há mais de 15 anos.


33.  Coronel Alfredo Castro

Comandante Geral da PM (BA)


34.  Deputado Marcelo Nilo

Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia


35.  Dr. Sérgio Mendes

Promotor de Justiça em Salvador (BA)


36.  Dr. Jorge Solla

Secretário de Saúde da Bahia (BA).


37.  Desembargador Dr. Emílio Salomão Resedá

É bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduado em Ciências Criminais pela Pro-OMNIS, Processo Civil pela Universidade Salvador (Unifacs) e em Direito do Estado pela Escola de Magistrados da Bahia (EMAB). Atuou como juiz da Infância e da Juventude em Salvador até 2011, tendo começado em 1995 - ainda como juiz substituto -, e tornando-se titular em 1996. Atualmente, é desembargador do TJBA, coordenador da CIJ e professor da matéria Direito da Criança e do Adolescente na EMAB e na Unifacs.


38.  Dr. César Augusto Moreno (OAB/DF)

Cargo: Advogado - Sócio Administrador do Escritório Advocacia Morena & Associados, sediado na cidade de Maringá – PR. Graduado pela Universidade Estadual de Maringá, com especialização em Direito do Trabalho, Direito Processual Civil e Direito Processual do Trabalho. Inscrito na OAB/PR sob n.º 15.072. Atualmente ocupa o cargo de Conselheiro Federal da OAB pelo Estado do Paraná e Presidente da SER - Maringá - Sociedade Eticamente Responsável.


39.  Dr. Carlos Augusto

Presidente da OAB/SE, inscrito na OAB/SE 1.600, é formado pela Faculdades Integradas Augusto Motta – FINAM, Rio de Janeiro/RJ, Pós-Graduado em Direito Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Ingressou como membro na OAB/SE em 1998, na gestão de Cézar Britto, onde permaneceu até 2000 como Presidente da Regional Centro-sul. De 2001 a 2003 foi Conselheiro Estadual; de 2004 a 2006, foi Diretor-Tesoureiro. De 2007 a 2009, foi Conselheiro Federal, cumulando ainda a Presidência da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal, e a Vice-Presidência da Comissão de Sociedade de Advogados do Conselho Federal.


40.  Dr. José Souza Pires

Bacharel em Direito (UCSal), Sócio Fundador do Escritório de Advocacia J. Pires e Advogados Associados, especializado em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Público Municipal, atuando nesta área específica do Direito há mais de 20 anos, coautor do livro Notas de Direito Eleitoral - Eleições Municipais 2008.


41. Prof. Dr. Feliciano de Mira (Portugal)

Doutor em Socio-économie du développement pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. É doutor em Sociologia Económica e das Organizações, Mestre em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, Pós-graduado em Sociologia Económica pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Pós-doutoramento em Estudos Culturais Comparados no Centro de Estudos Culturais da Universidade de Coimbra. As suas investigações académicas têm analisado o papel das elites e os sistemas de poder da globalização  em África.


42. Leobson Kleber Sena Teles

Formado em Economia pela Universidade Tiradentes - UNIT, Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atualmente é Professor titular da Faculdade Sete de Setembro - FASETE nas disciplinas de Economia e Formação de Empreendedores nos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Direito, Instrutor e Consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/BA, Consultor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF, Professor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES / PARFOR / UNEB, Projetista do Banco do Nordeste - BNB, Banco do Brasil - BB e Caixa Econômica Federal - CAIXA e Diretor Administrativo Financeiro da Teles Consultoria e Assessoria Empresarial - TELES CONSULTORIA.


43. Victor Ricardo Leite Carvalho

 Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Tecnologia e Ciência – Campus Feira De Santana (2007). Professor da Escola de Negócios da Bahia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, e também na área Acadêmica.

Boa atuação e domínio sobre faturamento dentro das organizações;

Experiência na formação e avaliação de desempenho de equipes;

Experiência no setor de Franchising atuando como Máster Franqueado.


44. José Orlando Gomes Sampaio

Graduação: Ciências Econômicas. – Universidade Estadual de Feira de Santana-BaPós-Graduação: Administração – Gestão Empresarial - Universidade Estadual de Feira de Santana-BaPós-Graduação – MBA: Executivo em Negócios Financeiros. – IAG – PUC Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-RJ.Certificação em Investimentos Financeiros – CPA10 - ANBID – Associação Nacional dos Bancos de InvestimentosConsultor Financeiro credenciado do SEBRAE-BA.Instrutor da Área de Finanças do SEBRAE -BA.


45. Josélia Pontes dos Santos

Pedagoga, com pós graduação em Gestão Estratégica de Negócios na Área de Administração, é analista da Unidade de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae/BA com 18 anos de atuação junto à MPE’s.


46. Urbano Cerqueira Matos Junior

Administrador de Empresas com MBA em Marketing Corporativo e MBA Internacional em Gestão de Negócios de TI pela George Mason University. Aluno do Doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA). Diretor Administrativo Financeiro da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC desde 2009 e Presidente da SBGC Ba de 2004 a 2009. Vice-Presidente da Associação de Empresas de Tecnologia da Informação do Estado da Bahia – ASSESPRO BA no biênio 2013-2014. Diretor de Gestão do Conhecimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH Ba de 2009 a 2012. Diretor Geral da Qualitech Gestão Digital Ltda. Professor de Pós-graduação na Ruy Barbosa e na UNIJORGE. Professor, consultor e instrutor nas áreas de Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação. Criador do Sarau Empreendedor, evento de fomento ao empreendedorismo e inovação com integração de bacharelandos e agências de fomento a negócios.


47. Silas Bastos

Formada em Relações Públicas e MBA em Gestão Estratégica de Negócio.    
Experiência profissional Consultoria e Instrutoria na área de Gestão e Desenvolvimento Organizacional Empresarial, Marketing, Liderança, Empreendedorismo. Trabalhando com desenvolvimento de equipe. Formação de rede empresarial na área de Mercado.


48. André Spínola


Advogado e gerente nacional de desenvolvimento territorial do Sebrae. Especialista em políticas públicas, direito empresarial e MBA em Gestão de Negócios. Atua nas áreas de direito empresarial, constitucional e tributário, articulação institucional e política, desenvolvimento econômico territorial, estratégias de atendimento empresarial e inclusão produtiva. Coordena Programa Nacional de atendimento e assistência técnica do Sebrae em mais de 1500 municípios com baixo IDH. Também é responsável pelo projeto de implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em 2000 municípios brasileiros.


49. José Miguel Alves Melo

Gerente de Agência do Banco do Nordeste da Agência Simão Dias (SE)


50. Deputado Marcelo Nilo

Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal da Bahia.


51. Washington Luiz Abreu de Jesus

Possui graduação em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (1999) e Mestrado em Acadêmico em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006). Especialista em Saúde Pública (UESC, 2004) e em Auditoria de Sistema e Serviços de Saúde (UFBA, 2005). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Coordenador de Projetos Especiais - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Sócio da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) desde 2005. Coordena o Sistema de Planejamento do SUS no Estado da Bahia desde 2007 e a Política de Gestão Estratégica e Participativa desde 2009. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde e Atenção Primária em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento em Saúde Pública (planejamento, planos e programas de saúde, planos governamentais de saúde e planejamento participativo), Auditoria de Sistema e Serviços de Saúde (teoria e prática profissional), Saúde da Família (práticas, organização de serviços e abordagem clínica integral).


52. Thais Almeida Purificação

Mestra em Biologia Funcional e Molecular, com ênfase em Fisiologia, pelo Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Bioquímica do Exercício, também pelo Instituto de Biologia da UNICAMP, departamento de Bioquímica. Linha de Pesquisa em Pâncreas Endócrino e Metabolismo. Experiência na área de Educação Física em treinamento esportivo, Bioquímica do Exercício, Nutrição Desportiva e Metabolismo. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade Social da Bahia, concluído em 2008.2, As áreas de atuação incluem Biologia Molecular e Funcional, especialmente relacionada à Fisiologia e Bioquímica do Exercício. Professora titular da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas AGES desde Julho de 2012.2.


53. Nelson Gonçalves Cardoso Filho

Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Ages, Paripiranga - Ba. Foi condecorado com diploma de Honra ao Mérito, por ter concluído a graduação em Direito em nível de excelência. Aprovado no VI Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia. Pós-graduação em Direito Processual Civil pela Faculdade Baiana de Direito. Pós-graduando em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


54. Daniel Marcos Andrade

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), na linha de pesquisa Processos Formativos em Educação Tecnológica. Psicólogo pelo Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte. Professor de Psicologia na Faculdade AGES em Paripiranga, Estado da Bahia. Tem experiência nas áreas de Psicologia da Educação, Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho, tendo atuado profissionalmente em setores com Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, dinâmicas de grupo e avaliação psicológica. Tem como foco de pesquisas as temáticas Psicologia da Educação e problemas da aprendizagem; Trabalho, Educação, Psicologia do Desenvolvimento Humano e projetos existenciais.


55. Fábio Fernandes Maia

Advogado, mestre em filosofia do direito pela UFSC, membro do Conselho Nacional de Pós-graduação em Direito, pesquisador visitante da Biblioteca Nacional da Argentina, professor da AGES.


56. Flávia de Andrade Tavares

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e mestrado em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), com o tema Stress em motoristas de ônibus urbano. Também fez especialização em Comunicação Empresarial (1999) e Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (2007), ambas pelo Centro Universitário do Triângulo. Atualmente é professora da Faculdade Ages em Paripiranga/BA, ministrando diversas disciplinas como Psicologia da Educação, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Instrumentos de Avaliação Psicológica e outras. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional, com ênfase em Treinamento e Avaliação e na área clínica, principalmente com pacientes em reabilitação psicomotora.


57. Frederico Alberto

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1996), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras. Trabalhou com tecnologia em sementes de 2005 a 2010. Atualmente é Professor da Faculdade AGES. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, principalmente nos seguintes temas: qualidade de sementes, epidemiologia e controle de doenças de planta.


58. Prof. Adm. José Reginaldo de Andrade

Bacharel em Administração - Faculdade AGES. Mestrando em Ciências das Educação - UNINTER. Professor da Área de Negócios - Faculdade AGES. Coordenador do projeto Integrador de Ciências Contábeis - Faculdade AGES. Consultor e Gestor da Gold Star Consultoria - Adustina-BA


59. Rodrigo Pereira

Mestre e Doutorando em Educação (UFS). Professor de Didática e Práticas de Ensino na Universidade Federal de Algoas (UFAL). Colaborador da Faculdade Ages


60. Silvia Manoela Machado

Mestre em Ciências da Educação - Universidad San Carlos. Especialista em Gestão Ambiental - UNIT. Bacharela em Administração - UFS. Professora e Coordenadora do Colegiado de Administração - Faculdade AGES. Consultora em Sistema de Gestão Integrado


61. Suzana Almeida Araújo

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora e Coordenadora do Colegiado de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Ages. Coordenadora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicologia Social e da Saúde/Ages. Colaboradora do Núcleo Margens de Pesquisa da UFSC.


62. Tanise Zago Thomasi

Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES. Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas e mestrado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul . Atualmente é advogada - Ordem dos Advogados do Brasil/RS, professora de ensino superior da Faculdade Ages. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Biodireito, atuando principalmente nos seguintes temas: biodireito, direito à saúde, educação ambiental, biossegurança e sustentabilidade.


63. Thales Brandão

Coordenador Pedagógico e Idealizador do Tempo de Ideias; MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela FGV-RIO. Graduado em Administração com ênfase em marketing pela Faculdade de Sergipe. Professor titular de Administração Mercadológica, Comportamento do Consumidor, Planejamento Estratégico e Empreendedorismo da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES). Palestrante, Consultor no segmento de novos negócios, redes sociais e empreendimentos digitais; Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br; Diretor Pedagógico do Tempo de Ideias - www.tempodeideias.com.br


64. Prof. Dnd. Thiago de Oliveira Santos

Doutorando em Sociologia e Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa - Portugal (FMH/UL); Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto - Portugal (FADEUP) /Universidade de São Paulo (USP); Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE); Professor Titular da Faculdade AGES - Paripiranga/BA


65. Nacelice Barbosa Freitas

Doutoranda em Geografia - Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo - universidade Federal da Bahia (UFBA)


66. Maria Cristina de Camargo Fonseca

Mestre em saúde coletiva,/ISC /UFBA, Profa. Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS, Técnica da Secretaria Estadual de saúde do estado da Bahia/SESAB; Dipro-Diretoria de Projetos estratégicos.


67. José Marcelo

Doutor em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Licenciado em Ciências Sociais, UFS (2007). Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Bacharel em Ciências Sociais pela UFS (2000). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, aids, população LGBT, violência, igreja católica, direitos humanos e políticas públicas.